Persona e Público-alvo: 9 Informações para Identificação

Persona

Compartilhar

Você sabe para quem você vai desenvolver o seu curso online? Escolheu seu público-alvo e sua Persona? Dentro de um nicho encontraremos vários perfis de alunos. Qual é o seu foco?

O SEU curso online pode atender a diferentes perfis, mesmo assim é preciso que escolha somente um perfil para poder direcionar toda a sua ação.  E dentro deste perfil escolha UMA única pessoa para quem você faz a modelagem do seu curso.

Ser especifico não é fácil, isso já vou lhe avisar. Então, não adianta reclamar. Mesmo assim é necessário que consiga visualizar com clareza a pessoa escolhida. Quanto mais específico, maior a chance de você acertar.

SEGMENTAÇÃO é a palavra chave para poder identificar seu público-alvo e persona. Pense em alguém que você conheça e que possa ser seu aluno ideal. Dê um nome e uma história. A segmentação é a chave para a identificação de sua audiência e de seus potenciais alunos.

Você pode até duvidar de mim neste momento, mas estou seguramente economizando seu tempo e seu dinheiro. Se ampliar demais o perfil da sua persona não conseguirá oferecer o que ela realmente precisa, e não saberá ao certo o que ela quer.

Entendeu o tamanho do problema que você terá?

Como eu quero que você faça um curso que seja bem direcionado, cujo lançamento também deve ter um foco específico, vou dar para você o caminho para poder registrar sua persona. Documentar os dados deste persona é o ponto de partida para delinear de forma precisa seu público-alvo.

Persona

1 . DADOS PESSOAIS

Aqui você vai personalizar a sua persona. Nome, idade, sexo, estado civil, profissão, local de trabalho provável, grau de instrução, local onde mora (não precisa inventar um endereço, mas identificar uma classe social, ou uma região onde mora; assim poderá identificar o perfil de compra, interesses e necessidades).

2 . PERSONALIDADE DE SUA PERSONA

Aponte os gostos e desgostos, jeito de ser, informações que julga relevantes para compreensão do comportamento de sua persona. Importante buscar a base para seus interesses e desejos, porque aí conseguirá mapear suas intenções. Busque pelas referências sócio-comportamentais.

3 . EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E PESSOAL

Preciso que você pense nos possíveis hobbies, atividades de lazer, como ela gasta seu tempo livre (o que ela vê, o que ela ouve, o que ela lê) e qual o seu histórico de trabalho. Aliás pense nas áreas de interesse dessa persona e como se comporta diante delas.

4 . PROBLEMAS QUE ENFRENTA

Você precisará apontar as dores da sua persona. O que ela precisa e por que ela precisa? Qual a solução educacional que procura para seu problema? Quais as implicações nos outros campos da sua vida? O que ela estaria disposta a fazer para eliminar estes problemas?

Lembra que se você está desenvolvendo um curso online, que pretenda oferecer uma transformação, você precisa focar em problemas que possam ser resolvidos com soluções educacionais.

5 . MEDOS, OBSTÁCULOS e DESAFIOS

Se você vai resolver algum problema específico desta persona, precisa entender seus medos, obstáculos e os desafios que ela enfrenta. Toda transformação é desafiadora, porque não acontece da noite para o dia.

O comportamento de uma pessoa no momento da compra ou, neste contexto, da aquisição de um curso online ou um serviço, segue um padrão. Para entender este padrão, você precisa conhecer as dificuldades desta persona para saber como ela toma suas decisões, em especial, decisões que envolvam soluções educacionais.

6 . EM QUE VOCÊ PODE AJUDAR

Agora que você conhece sua persona poderá começar a pensar em como poderá ajudá-la com seu problema. Você só precisa se lembrar, primeiro, em oferecer o que ela QUER, para depois oferecer o que ela PRECISA. Desde sempre, esta é a base do comportamento de compras. As pessoas estão menos propensas a comprar o que elas realmente precisam.

7 . EXPERIÊNCIA ONLINE

Pensa comigo, se você está disponibilizando seu curso online, precisa saber o comportamento da sua persona na internet. O que ela faz quando está conectada? Quanto tempo ela se conecta? Navega ou realiza atividades a trabalho, ou atividades de estudo e pesquisa, ou somente por lazer? Quais os dispositivos ela usa e quais aplicativos possui?

A relação que sua persona tem com as tecnologias de comunicação online serão determinantes para o sucesso da sua proposta junto a ela.

8 . OBJETIVOS / METAS

Você consegue sintetizar os objetivos que sua persona pretende alcançar e para quais deles ela precisaria de seu curso online ou serviço? Então pense, por que sua persona procuraria seu curso online e qual o diferencial que ele agrega na solução buscada.

Veja, não adianta somente saber as intenções dela, é preciso prever a urgência com que ela precisa resolver seu problema e o quanto ela está disposta a investir. É, neste momento, que a dor e o desejo se convergem. É a oportunidade que você tem de fechar um negócio com sua persona.

9 . DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

Persona

Como você já conhece muito bem sua persona e consegue estruturar toda a sua AÇÃO, é chegado o momento de olhar em volta e verificar se ela corresponde àquela parcela do público que será seu alvo neste primeiro momento. Ou seja, sua persona representa o seu aluno ideal?

Lembre-se que seu nicho possui vários perfis, e seu curso online ou serviço pode atender a perfis diferentes. Mas, perfis diferentes demandam ações diferenciadas.

A definição de persona é o momento mais importante da estruturação de toda sua ação de marketing e da modelagem do seu curso online e serviço. Seu público não irá consumir o que você quer que ele consuma, ele irá consumir o que estiver no campo de seus desejos, anseios, e que, neste processo, atender as suas necessidades.

MAS ATENÇÃO

Muitos cursos fracassam, até mesmo antes de começar, por não estarem alinhados com seu público, por não ter um público bem segmentado, por não dar a especificidade adequada. O sucesso está na construção de relacionamentos e este começa exatamente onde termina a compra do seu curso online ou contratação de seu serviço.

Pense bastante!!! Faça uma, duas, três vezes, pesquise, pergunte aos seus seguidores, investigue sua provável persona. Desejo que você acerte de primeira, mas saiba que, às vezes, nos surpreendemos e precisamos nos adaptar aos resultados!

Até a próxima! Se você ainda não leu “Conteúdos Conectados“, este é o momento. Assim terá mais informação para dar o próximo passo.

Se gostou deste texto, deixe seu comentário. Você ajudará a escrever artigos que possam ajudá-lo na construção, estruturação do seu curso online, e lançamento do seu negócio digital baseado em cursos ou serviços online.

Compartilhar

Leia também

Design Instrucional

Modelo I.D.E.I.A – modelando um curso do zero!

Dentro do universo do Design Instrucional existem muitas ferramentas para modelagem de cursos. O Modelo I.D.E.I.A. é um framework desenvolvido por mim para auxiliar todos aqueles que almejam desenvolver um curso, seja online ou presencial.

Aprendizagem Significativa

Trilhas de Aprendizagem e Gamificação: dinamismo garantido!

As Trilhas de Aprendizagem podem proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva e engajadora. Em suas etapas, é possível conjugar uma série de formatos e mídias diferentes, fazendo com que o estudante tenha contato com o conteúdo de forma diversificada.
Quando pensamos nas trilhas, é comum trazermos elementos da gamificação. Essa outra metodologia ativa agrega valor e transforma a aprendizagem em desafios que precisam ser cumpridos.

Aprendizagem Significativa

Do presencial ao digital: uma boa dobradinha.

Se engana quem acredita que o digital e o presencial são realidades opostas. Atualmente esses universos estão mais que conectados e fazem parte do cotidiano de quase todo profissional. Nesse sentido, a educação contemporânea está sendo desafiada a aproveitar os benefícios que essa integração entre o virtual e o real pode trazer, porém existem desafios que precisam ser compreendidos para serem superados.