Olá. Hoje vamos trabalhar com as metodologias ativas estabelecendo conexão entre como começaram a ser aplicadas até sua implementação no ambiente digital.
Do presencial ao digital: uma boa dobradinha.
As metodologias ativas foram inicialmente pensadas para o ensino presencial. Uma forma de levar os estudantes a se comprometerem com seu processo de aprendizagem. Veja cincco dicas de como Tornar a Aprendizagem Mais Significativa em Seus Cursos aqui.
E mais, ao serem motivados a entrarem em ação e serem protagonistas na construção do conhecimento, sua aprendizagem se torna mais significativa.
Para que as metodologias ativas estejam presentes de forma mais efetiva no digital, foi necessário o desenvolvimento de tecnologias que favorecessem a interação seja entre os participantes ou entre os participantes do curso e os materiais propostos.
Por isso uma boa alternativa é começar a implementação das metodologias ativas numa proposta híbrida.
Essa modalidade, por si só, não é uma metodologia ativa, isso porque ela não garante que o estudante seja autônomo e esteja engajado na realização das tarefas propostas.
Um dos objetivos de pensarmos as metodologias ativas na proposta híbrida é poder gerar esse engajamento, trazendo maior identificação do estudante com o processo de ensino e aprendizagem.
O ensino híbrido pode ser viabilizado em diferentes modelos, um desses modelos é o modelo rotacional. Nesse modelo, podemos citar a sala de aula invertida, na qual o aluno recebe um material prévio para estudar, de forma que possa chegar na aula presencial praticar e esclarecer dúvidas.
Esse momento presencial é para o estudante se envolver em algo prático e exercitar a criatividade.
Pode acontecer de o aluno não se debruçar, como se deve, no material enviado previamente e o professor precisar gastar mais um tempo, no encontro presencial, para expor os conteúdos.
Temos outros modelos de ensino híbrido: modelo flex, modelo a la carte, modelo virtual enriquecido e outras combinações.
Uma excelente maneira de garantir, para seu aluno, uma aprendizagem significativa é lançar mão de um conjunto de metodologias ativas.
Se você não quiser aplicar a metodologia na sua totalidade, é possível aproveitar uma parte dela, uma técnica e mesclar com outras. O importante é você trazer o estudante para o centro do processo de aprendizagem e convidá-lo a assumir o protagonismo.
Aqui no blog do Circuito e-Learning tenho compartilhado vários conteúdos sobre as metodologias ativas e como colocá-las em prática.
Vou recapitular, brevemente, duas dessas metodologias que podem ser suas aliadas para proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais ativa.
- Aprendizagem baseada em times: a turma é dividida em duplas ou em grupos para realizarem atividades em conjunto, estimulando a troca de ideias, discussões e a construção de consensos.
A ideia central é que cada estudante possa contribuir com a atividade de forma específica e que as contribuições possam ser unidas numa resposta única, ou seja, essa metodologia promove um profundo engajamento, na medida em que os estudantes precisam chegar num denominador comum, avaliar as ideias e aplicar um filtro para descobrir o que melhor se adequa.
- Aprendizagem em espiral: é uma estratégia que propõe que os conteúdos sejam revisitados ao longo do processo de aprendizagem. Com essa metodologia, os estudantes têm a oportunidade de reviver discussões em diferentes níveis de complexidade e, consequentemente, estimulando o aprofundamento dos conhecimentos.
Trabalhar com a aprendizagem em espiral é um exercício de memória, ao mesmo tempo significa fazer mergulhos mais profundos e novas descobertas.
Existem outras tantas metodologias ativas que tornam a aprendizagem mais interessante e totalmente fora daqueles modelos tradicionais que, cada vez mais, se tornam obsoletos.
O estudante contemporâneo não deseja somente ouvir, ele quer participar e ter um espaço para inventividade. O professor, por sua vez, deixa de ser expositor para se tornar facilitar e mediador do conhecimento. Esse é o papel das metodologias ativas, reconfigurar a sala de aula e trazer novos ares para a aprendizagem.
Se você deseja ser um educador do futuro, te convido a acessar meu canal do Youtube e continuar acompanhado os vídeos que compartilho lá.
Também convido a conhecer meu curso Metodologias Ativas na Prática . Nele você pode conhecer não só essa, mas várias outras estratégias pedagógicas com detalhes e com meu acompanhamento.