Empreender com EaD – 4 Vantagens e 3 Desvantagens

Infográfico com áreas do e-learning

Compartilhar

 

Empreender com EaD possui vantagens e desvantagens. E, aqui, nossa equipe vai listar tudo o que você precisa saber antes de se tornar um professor online e atender vários alunos, ao mesmo tempo. 

No Brasil, existem muitas oportunidades neste segmento. Exatamente, por isso, alguns cuidados são necessários, para que seus projetos sejam um sucesso. É sobre isso que vamos falar.

Empreender com EaD é possível?

Empreender com Ead

Se você quer atuar de maneira independente como professor a distância no Brasil, saiba que esta é uma realidade que já é possível. Hoje, há uma alta demanda no setor e existem vários modelos de oportunidades para iniciantes, como também para os mais experientes.

A educação a distância existe há muito tempo no território brasileiro. De acordo com fontes históricas, podemos encontrar registros desde antes dos anos 1940. E a história nos mostra que não adianta apenas ter um excelente domínio sobre os tópicos que pretende ensinar. Existe uma estrutura, e saber como funciona essa estrutura fará toda a diferença. 

Esta é a razão para trazemos até você as Vantagens e Desvantagens de Empreender com EaD  no Brasil e no mundo. Ouso dizer que a EaD é uma das principais formas de ensino e aprendizagem.

O surgimento das videoconferências abriu novos espaços para que empreendedores se juntasse aos docentes online independentes que conquistavam seu espaço na EaD. As tecnologias digitais de comunicação abriram possibilidades para aqueles que sonhavam em ter sua escola online. 

Com os avanços tecnológicos a competição entre pequenas e médias empresas ficou ainda mais acirrada, e a competitividade tornou-se a porta de entrada para empreendedores iniciantes ingressarem no mercado educacional.

Por outro lado, a democratização de acesso a informações ajudou na produção de novos modelos de cursos. O aumento da produção de cursos online possibilitou a criação de novos postos de trabalho, como aconteceu com o Conteudista EaD. E ser conteudista EaD tem suas vantagens e desvantagens.

Para que o professor possa  se destacar como empreendedor online, este deve fazer uma análise detalhada de sua concorrência, do perfil do seu público alvo, e do que já foi produzido sobre o tema com o qual pretende atuar. E deve buscar por formações em modelagem de cursos, metodologias e tecnologias. 

Outra forma de ter sucesso com o ensino a distância no território nacional, é investir em produção de conteúdos e materiais para a educação. Atuar com marketing educacional ou com marketing de aprendizagem pode ser um diferencial.

Hoje boa parte das empresas estão na internet, e as que ainda não estão, encontram-se em processo de migração ou de construção de sua presença digital. E  muitas estão desenvolvendo suas universidades corporativas vislumbrando empreender com EaD.

Com a abertura de portais de cursos e com o surgimento de novas plataformas para ensinar online, o mercado da EaD expandiu-se e tornou-se mais competitivo. Para conquistar seu espaço neste mercado, você deve acompanhar a evolução das tecnologias e conhecer as estratégias de vendas neste segmento.

Em um país continental como o Brasil, o acesso ao ensino online ajudou muitos alunos que não dispõem de recursos suficientes para se locomover e ir até a uma escola para assistir às aulas.

Vantagens de Empreender com EaD 

De uma forma geral, empreender com EaD permite:

  1. Realizar suas atividades de qualquer lugar com apenas um dispositivo;
  2. Economia de tempo e deslocamento;
  3. Maior dedicação e foco, com disciplina;
  4. Redução de custos para criação de materiais.

Essas mesmas vantagens impactam o profissional que atua na criação dos cursos e no acompanhamento dos alunos. Trabalhar online pode ser uma vantagem para quem atua como conteudista ou como designer instrucional / educacional para EaD. Lembrando que a atuação online envolve trabalho com equipes remotas. É lidar com a organização do seu espaço de trabalho, seja em casa ou no coworking.

Empreender com Ead

A computação nas nuvens trouxe a facilidade, para estudantes e professores, de compartilhar conteúdos e ajustar informações sempre que for necessário. Os professores podem fazer correções para que os alunos possam ter um melhor aproveitamento no curso. Há a possibilidade de realizar apresentações e reuniões de qualquer lugar do mundo. 

O ensino a distância oferece diplomas reconhecidos para o nível superior e pós-graduação. Você pode potencializar seu conhecimento, adquirir novas habilidades e desenvolver competências. Apresenta maior flexibilidade porque os alunos conseguem conciliar trabalho e estudo. 

A EaD é a modalidade de ensino que oferece oportunidade para aqueles que têm filhos pequenos e que necessitam de um trabalho home office; para quem não quer enfrentar o trânsito; ou aqueles que preferem estudar de qualquer lugar em qualquer horário.

O ensino online abre espaço para que o professor, o profissional liberal, ou outro expert, possa criar seus próprio cursos e programas de treinamento e formação. 

Para quem está começando a empreender com EaD pode optar por ministrar aulas por plataformas particulares, ou pode ingressar como professor autor, conteudista, tutor, ou design educacional em uma instituição EAD. Ou ainda, em uma produtora de conteúdos para EaD que atende o Brasil todo.

E lembre-se de investir em sua formação complementar, seja como conteudista, como tutor, como designer instrucional.  Estes cursos vão ajudar você na construção de materiais e atividades, na modelagem de cursos, nos processos de interação e comunicação por meio das plataformas de ensino e aprendizagem.  

Desvantagens de empreender com EaD 

Empreender com Ead

Empreender com EAD pode também trazer transtornos. Vamos mostrar neste tópico as desvantagens de empreender neste segmento. Nada que não possa vir a ser ajustado, superado e modelado de forma adequada para que se conquiste a qualidade e a efetividade esperada.

1-Realizar gestão do tempo  

Muitos profissionais têm dificuldade em adaptar seus horários ao empreender com EaD. Assim, muitos alunos também possuem dificuldades em estabelecer horários para o estudo a distância. É imprescindível deixar esclarecido qual a carga horária comprometida.

Em alguns casos os tutores e educadores podem deixar avisado que os alunos somente podem ter acesso ao certificado após concluir todas as etapas, atendendo aos critérios estabelecidos para a certificação.

2-Ausência de vida pessoal 

Muitas pessoas ao escolherem empreender com EaD acabam por se perderem no universo online. Assim como ocorre com os estudantes que optam pela EaD, os empreendedores misturam horários, afazeres, e podem até confundirem vida pessoal com vida profissional.

Nem todos estão preparados para atuarem online, em home office. Com os estudantes o que vemos é a dificuldade em organizar seus horários de estudo. Muitos alunos acabam por não  concluírem os cursos porque acabam se sentindo cansados e exaustos. Reflexo como esse veremos também no trabalho. Planejamento é essencial para que haja equilíbrio.

3-Acreditar que é simples e fácil

Empreender com Ead, assim como em qualquer outra área, exige dedicação, foco, disciplina e muito trabalho. E para se alcançar o resultado é importante ritmo, constância e continuidade. Em EaD, é importante que você desenvolva competências para atuar com as tecnologias, mas essas são apenas uma parte. O ensino a distância envolve conhecimentos em áreas específicas, bem como competências em comunicação, em gerenciamento de projetos, em gestão de pessoas, entre outras.

Para que os cursos tenham qualidade, a começar pelos cursos livres, devemos partir do princípio que empreender com EaD não é uma opção por atuação com marketing digital ou uma estratégia mercadológica. 

Saiba o que envolve ser conteudista EAD

Se você pensa em atuar como conteudista ou outra função em educação a distância para ter mais tempo e flexibilidade, saiba identificar prós e contras. Pesquise sobre o custo/benefício que o trabalho a distância pode nos proporcionar, e se realmente é vantajoso. 

Ser conteudista não é necessariamente ser docente de uma disciplina. Envolve saber escrever sobre os temas de uma disciplina de modo a conduzir os estudantes ao aprendizado. Depende de domínio da escrita acadêmica combinada à escrita dialógica, que é característica do ensino a distância e seus conteúdos. Conhecimento sobre curadoria e estratégia de produção de conteúdos em diferentes formatos e mídias é um diferencial para o conteudista.

Empreender com EaD é válido?

Primeiro você precisa entender qual é o seu perfil profissional. 

Pessoas que trabalham presencialmente possuem maior fonte de contatos, e ainda não se sobrecarregam, já que na empresa as funções estão direcionadas por setores. Atualmente, o número de pessoas trabalhando em home office tem crescido absurdamente como reflexo dos tempos da pandemia. Porém, é preciso fazer uma análise e entender quais são as necessidades profissionais e pessoais de cada um.

Mesmo que empreender com EAD possa trazer mais conforto, em alguns momentos a solidão pode ser um problema para determinados perfis de pessoas que já se acostumaram a lidar com a movimentação constante das empresas, o contato direto com as pessoas e com seu dia a dia corrido no trânsito.  

A sobrecarga de trabalho é a principal causa que leva ao estresse e a problemas de saúde crônicos. Por isso, tenha bom senso na hora que for definir sua carga horária de trabalho. Se possível deixe tudo especificado em seu contrato de trabalho, mesmo que nele não esteja pontuado hora relógio.  

Como se tornar um docente online? 

Empreender com Ead

Um dos desafios de empreender com EaD é escolher as funções que pretende exercer. Você pode escolher em ser apenas tutor, palestrante, professor online, desenvolvedor de conteúdo, entre outras. 

Para ser docente online talvez você acredite que ser professor é suficiente. Bem… o ensino remoto nos mostrou que outras competências são necessárias, e pode ser interessante investir em um curso de Formação para EAD. Você pode aprender o alicerce da atuação em EaD e começar a praticar ministrando suas aulas pela internet. E depois você pode prosseguir para outras formações que complementem suas habilidades e competências.

Caso você não seja professor e nunca tenha se arriscado na área de palestras, certamente precisará de mais que um empurrãozinho.

A comunicação é a porta de entrada para garantir que seus relacionamentos com o mercado de aulas, palestras, webinários, ou lives, possam alcançar o resultado que você deseja.  Você consegue impactar sua audiência através de sua apresentação e de sua entonação de voz. É possível aplicar ferramentas, conceitos e estratégias para trabalhar o medo de falar em público e garantir uma autoconfiança.  

Para o exercício da docência ter uma boa comunicação, além de confiança no seu conhecimento, é importante para que os alunos se sintam seguros com seus ensinamentos.

Finalizando…

Para se aprofundar nas possibilidades oferecidas para empreender com EaD, não deixe de conferir os conteúdos que oferecemos em nosso blog. E venha conferir nossos cursos que ensinam como ser um conteudista (clique aqui) moderno para atender as demandas do mercado nacional. 

Compartilhar

Leia também