[INFOGRÁFICO] Modelo IDEIA – Como Criar um Curso Online

Fazer da IDEIA um Modelo parece  lógico. Afinal, todo projeto parte de uma ideia…

Aliás, uma IDEIA só NÃO, várias! Para que se possa fazer chegar a resultados significativos é preciso colocar em prática as melhores ideias. Após testar cada uma delas, você ganha segurança para implementação da ideia mais promissora. Tirando assim, de forma definitiva, sua IDEIA do papel.

Na criação de um curso online, a dinâmica do processo de produção segue o mesmo fluxo. É por isso que ao fazer a MODELAGEM DE CURSOS ONLINE adoto o modelo que denominei de IDEIA.

Certamente, se você conhece Design Instrucional, irá identificar grande semelhança com as etapas do Modelo ADDIE. As semelhanças são propositais. É desnecessário reinventar a roda, entretanto é preciso ser criativo e flexível na realização dos processos.

A = Analysis              = Análise

D = Design                  = Desenho

D = Development     = Desenvolvimento

I = Implementation = Implementação

E = Evaluation           = Avaliação

[* Nome original de cada etapa e tradução]
E é isso que o MODELO IDEIA traz: flexibilização dos processos de forma criativa e contextualizada.

Cada etapa do MODELO IDEIA está prevista para acontecer também em cada ação pensada na produção do curso. Desta forma, as etapas acabam por se misturarem nas extremidades.

Ou seja, os processos não estão completamente concluídos, quando avançamos para as novas etapas e quando realizamos os testes, ou mesmo implementamos a versão piloto. Com isso cada etapa se desdobra em vários processos paralelos e simultâneos. Facilita, portanto, pensarmos que a produção do curso ocorre como numa esteira, ou melhor em várias esteiras.

O objetivo dos atravessamentos é evitar o retrabalho.  Além de imprimir maior coerência, consistência e aderência à promessa do curso. Pois é…. todo curso tem uma promessa ou um perfil de egresso (como preferir chamar).

E como lidar com todos estes detalhes da produção de um curso?

Seja somente você a construir SEU CURSO, seja realizando um trabalho de equipe, O MODELO IDEIA norteará a produção e a implementação do curso, desde sua concepção até sua validação final. O importante é você se lembrar que as etapas, assim como em um projeto, precisam ter início, meio e fim.

No infográfico, apresento um compacto dos processos presentes em cada etapa. Busquei mostrar a dinâmica que cada etapa propõe. Apontei a interdependência das etapas. Sendo essencial que o acompanhamento e a avaliação da produção seja processual.

Em PROCESSO, é possível fazer ajustes com menor impacto.

É possível testar e validar pequenos blocos envolvendo custo menor. E acompanhar com o perfil do cliente ideal se “faz sentido para ele” conteúdos e atividades dispostos daquela maneira.

Cada etapa foi pensada em potencial. E não como algo fixo e rígido. O Modelo IDEIA foi desenvolvido para poder caber em projetos de quaisquer dimensões, modelos e formatos.

E qual a melhor forma de se entender a aplicação do modelo?

Observe e entenda cada uma das etapas, partindo do centro para as extremidades.

E é, neste momento, que chamo atenção para a etapa CENTRAL – a EXECUÇÃO. Chegar neste ponto só é possível….

….se a INVESTIGAÇÃO inicial foi sendo revalidada a cada novo teste de conteúdo, de mídia e de público,

….se a segmentação do perfil do público e o nicho foram mapeados em suas especificidades.

…e se o DESENHO foi realizado pensando nas informações geradas para o perfil e para o nicho.

Em contrapartida, é na IMPLEMENTAÇÃO que se coloca a prova o que vou construído, testado e avaliado. É da implementação que saem os ajustes finais, para que o curso possa ser aberto ao público geral. Sendo que todo o processo somente ocorre em harmonia se a AVALIAÇÃO foi implantada enquanto parte do processo. Inerente a todas as etapas e a cada uma das ações.

Taí, é a partir da IDEIA que se constrói um curso online que faz a diferença quanto à conexão e engajamento em relação ao público envolvido.

I = Investigação

D = Desenho

E = Execução

I = Implementação

A = Avaliação

 

Faça o download do infográfico e comece a desenvolver seus cursos com esta IDEIA.

No curso de Modelagem de Cursos Online, falo de vários tipos de design e diferentes estratégias e processos de criação de cursos, para que você se sinta à vontade em, optar por aquele que melhor adeque ao seu problema, aos requisitos, recursos e restrições…. porém o curso todo foi idealizado a partir do Modelo Ideia e como ele permeia todo e qualquer processo de criação de cursos.

Alexandra Caetano

Sobre a autora

Alexandra Caetano

Empresária. Consultora de Projetos de e-Learning, Designer Instrucional, Especialista em EaD, Gestora de Projetos e de Equipes, Especialista em Desenvolvimento e Curadoria de Conteúdos. Com formação nas áreas de exatas, humanas e gerenciais, atuo com e-Learning há mais de 17 anos, ao qual aplico os estudos de marketing digital aliado ao marketing de conteúdo e implementando o marketing de aprendizagem em meus projetos e negócios. Vejo na combinação e-Learning, Empreendedorismo Digital e Tecnologia possibilidade para exponencialmente melhorarmos a qualidade de vida das pessoas e consequentemente do planeta. Tecnologias, Games, Cinema e Histórias, não necessariamente nesta ordem, são grandes paixões, mas antes de tudo posso dizer que sou apaixonada pela vida.

Siga Alexandra Caetano:

Deixe um comentário:

Todos os campos com “*” são necessários

Leave a Comment:

Todos os campos com “*” são necessários