7 Importantes Dicas para Organizar Conteúdos Significativos

SITUAÇÕES NOVAS NÃO SE RESOLVEM COM SOLUÇÕES VELHAS

Observe os cursos direcionados a público adulto. E veja que quanto mais aplicado e contextualizado for o conhecimento, maior o êxito nos processos de aprendizagem.

Para explicar por que os conceitos quando aplicados diretamente a situações problema, geram resultados mais significativos, vamos voltar lá nos fins dos anos 1980.

Lá encontraremos o professor de Psicologia educacional Rand Spiro. Segundo ele, os conhecimentos necessários para enfrentar situação ou problema novos precisam ser selecionados, combinados e adaptados de forma nova.

Não há uma correspondência linear entre uma situação nova e o que fazer diante dela.

Com isso necessitamos ser capazes de reestruturar os conhecimentos para ressignificá-los em novas situações ou na resolução de um problema novo.

É aí que entra a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (Spiro e colaboradores).

A aplicação dos princípios desta teoria na elaboração de conteúdos para seus cursos pode fazer a diferença em sua proposta.

A teoria explica a complexidade e a não linearidade. Lembra-nos de que não existe uma fórmula que possa ser usada em todas as situações para se obter resultados positivos.

Afinal situações diferentes exigem estrategias diferentes de abordagem.

Quanto mais somos levados a “pensar fora da caixa” e a agir sobre situações não conhecidas, mais necessitamos das explicações e princípios enumerados por Spiro.

Esses princípios nos fazem compreender a razão do sucesso ou não de um curso ofertado para o público adulto. Ou seja, qual o conjunto de fatores que faz com que um curso tenha menos evasão, maior grau de aprovação, maior número de comentários positivos.

O certo é que necessariamente este caminho passa por saber exatamente:

  • o que seus alunos precisam aprender,
  • o que eles já sabem e
  • como conectar todos estes pontos ao dia a dia, às necessidades da vida e do trabalho deste aluno.

A seguir destaco algumas dicas importantes de como fazer da Teoria da Flexibilidade Cognitiva uma aliada no momento da produção de seus conteúdos!

 

Alexandra Caetano

Sobre a autora

Alexandra Caetano

Empresária. Consultora de Projetos de e-Learning, Designer Instrucional, Especialista em EaD, Gestora de Projetos e de Equipes, Especialista em Desenvolvimento e Curadoria de Conteúdos. Com formação nas áreas de exatas, humanas e gerenciais, atuo com e-Learning há mais de 17 anos, ao qual aplico os estudos de marketing digital aliado ao marketing de conteúdo e implementando o marketing de aprendizagem em meus projetos e negócios. Vejo na combinação e-Learning, Empreendedorismo Digital e Tecnologia possibilidade para exponencialmente melhorarmos a qualidade de vida das pessoas e consequentemente do planeta. Tecnologias, Games, Cinema e Histórias, não necessariamente nesta ordem, são grandes paixões, mas antes de tudo posso dizer que sou apaixonada pela vida.

Siga Alexandra Caetano:

Deixe um comentário:

Todos os campos com “*” são necessários

José Elmar Bassei

Já investi uma grana (dinheiro) do qual, nem dispunha, e todos após o início, tudo muito bem, mas quando preciso de apoio os caras somem, postam fotos na Islandia, etc… outros humilham a gente, falando da necessidade de equipamentos muito caros, então logo a propaganda não é: iniciar do zero, então penso: não dá pra pagar pra ver. Após o período de garantia de 30 dias, tudo bem, passou a garantia, tudo ruim. José, 10/fev/17

    Alexandra Caetano

    José, Boa tarde!

    Pois é, não é raro encontrarmos relatos como o seu. E isto é complicado porque acaba comprometendo o trabalho de outras pessoas. E até gerando descrédito em relação aos cursos online e o que eles podem trazem de benefícios.

    Sei que tem nos acompanhado já faz algum tempo, tanto nossas postagens quanto as aulas em webinários ao vivo e portanto deve já ter visto que o trabalho que fazemos é diferente. Trazemos em muitos de nossos cursos o diferencial da proposta de acompanhamento e interação em comunidades de prática em que realmente estamos presentes e nos comprometemos com os alunos. Temos turmas que finalizaram em setembro/2016 e o grupo se mantém em interação além de estarmos lá esclarecendo dúvidas e trocando ideias com os alunos.

    Mas tudo depende da promessa que foi feita na VENDA. A entrega precisa ser coerente com o que foi prometido e com o tipo de acompanhamento estava sendo indicado que haveria. Hoje a maioria dos cursos online são disponibilizados sem qualquer tipo de interação ou de troca. Isso pode, a depender do tipo de aprendizagem, comprometer todo o processo. Em muitos casos esse é o diferencial, o acompanhamento ponto a ponto, o esclarecimento de dúvidas, as correções e indicações do processo. Só que também exigem do produtor / professor / conteudista muito mais tempo disponível, dedicação e comprometimento com as aprendizagens propostas. Grande abraço!

Leave a Comment:

Todos os campos com “*” são necessários