3 Práticas para Seu Roteiro (Curso Online) Emocionar

Quer fazer um roteiro perfeito? Quer que sua escrita seja engajadora e conquiste ainda mais seus alunos? Quer que o script das telas estejam como nas videoaulas? Quer que seus textos sejam dialógicos e encantem?

Ter no ROTEIRO um ponto de partida, pode ser um diferencial na montagem do seu curso.

Achievement

Faça o roteiro do curso como um todo e depois desmembre para cada um dos temas.

No desafio de construir cursos online que promova a aproximação com seu público e que promova o diálogo em todos os seus materiais, é preciso mais que criatividade. É preciso técnica, metodologia. São necessários testes. E muitas sacadas, que vamos adquirindo com a experiência.

Independente do que esteja construindo neste momento. No final você acaba por esbarrar em um ROTEIRO. Pode ser um roteiro de videoaulas. Ou podem ser scripts para storyboard. Ou mesmo materiais em textos do curso…

Nada de limitar mídias, roteiro é roteiro. O foco está na construção da comunicação. Comunicação dialógica e interativa

Aposto que ninguém te avisou que, entre outras coisas, você acabaria por explorar um viés de escritor e roteirista.

Não bastava comunicar e passar conteúdos, era preciso saber contar histórias.

Aqui, vou trazer para você 3 práticas, que eu uso ao escrever os meus roteiros, e que vão te ajudar a escrever roteiros incríveis para o seu próximo curso online. Estaria mentindo se falasse que existe uma receita pronta que pode fazer com que construa o roteiro perfeito. Porém existem estratégias que podem fazer com que esta escrita fique NA MEDIDA!

Filmes, novelas, séries e peças de teatro podem ser extraordinários e conquistar a audiência. Mas o roteiro de cursos online tem o potencial de transformar a vida dos alunos e participantes dos cursos. Para que isso ocorra precisam ser bem escritos, estrategicamente elaborados. A estrutura e as palavras escolhidas para os roteiros estão longe de ser ao acaso.

Quando feito corretamente, os roteiros são a linha mestra do seu projeto de curso online.

Além de ter o objetivo de criar uma conexão emocional com cada pessoa que integra seu público. A grande sacada, neste caso, está em transformar todo assunto em algo leve, objetivo, atraente e divertido.

Bemmmmmm…. só tem um porém….  Se você não domina o conteúdo com o qual irá trabalhar…. atenção e cuidado. Porque colocar em prática o que estou trazendo pode acabar sendo mais que um desafio. Alguns conteúdos têm vocabulários específicos, termos e conceitos que podem mudar se sentido se arranjados de forma diferente numa frase…

Então 2 pontos de atenção! Pesquise seu público para usar a linguagem que seja adequada para comunicar-se com ele…e saiba sobre o que vai escrever ou roteirizar… Se não for sua praia, tudo bem! Dê um mergulho, faça um laboratório entre em imersão e depois tudo fica mais fácil.

(1) Faça um BRAINSTORM

CreativeIdeaSe você já definiu os temas, definiu os conteúdos que serão trabalhados, hora de fazer um MEGA brainstorm. Isso mesmo! Tudo começa com uma tempestade de ideias.

SIMPLES ASSIM. Você precisa levantar todos os aspectos do seu roteiro antes de começar a escrever. Adote um ESQUEMA. Faça um MAPA MENTAL. Certifique-se de que a abordagem está ne medida do público que escolheu.

Conteúdo RASO não converge! Conteúdo PROFUNDO demais assusta! Então sempre é melhor o caminho do meio: EQUILÍBRIO.

Defina as MÍDIAS que serão usadas. Crie mapas mentais. Construa storyboards antes de roteirizar seus conteúdos. Elabore os contornos coloque todas as ideias no papel. Estabeleça TÓPICOS.  Escolha ORGANIZADORES de avanço. E entre em imersão no processo de escrita do SEU roteiro.

ATENÇÃO!!! Antes que se empolgue com este mergulho. Use um CRONOGRAMA e um PLANO DE AÇÃO. Fragmente seu roteiro para deixar mais ESPECÍFICA a forma de abordagem do tema, durante o desenrolar do roteiro.

Nos cursos online, os roteiros seguem uma estrutura lógica (que em alguns casos pode até ser subvertida). Só que, ao ser seguida, CERTAMENTE seu objetivo será alcançado: apresentação do tema, conexão com a abordagem, apresentação do contexto, das referências, trazer exemplos, mostrar a prática/aplicação, revisar o que já foi dito…. e jogar a semente para o próximo conteúdo.

(2) Seja DIALÓGICO

Seu roteiro deve ser uma CONVERSA. Um bate papo entre pessoas próximas ou pelo menos conhecidas.QuestionAnswer

Sabe aquela conversa gostosa que pode chegar a durar horas…. São elas que fazem os roteiros mais fluídos e orgânicos. Nada de conversa engessada, informal e distante.

Seus alunos devem identificar pela fala que a pessoa que escreve e que se comunica com eles é REAL. Não é um agente virtual ou uma inteligência artificial… são pessoas escrevendo para pessoas.

Então quando estiver escrevendo seus roteiros para os cursos online ou para comunicar-se com seu público de forma direta, faça como você faz ao ter uma conversa casual com o seu público. Escreva na 1ª pessoal (eu, nós). E use o VOCÊ para trazer a proximidade, e assim se conectar.

Aproveite e coloque nas frases o seu jeito de falar… assim quando seu aluno te escutar ou for ler seus textos, conseguirá identificar VOCÊ nas peças. Sua identidade e sua autenticidade são mantidas e com isso a chance de conectar-se com seu público aumenta e mmmuuuiiiiitttttoooo….

Seja OBJETIVO. Use frases CURTAS. Nada de ficar enrolando, trazendo parágrafos em cima de parágrafos só com contextos e teorias. Traga só o essencial, o BÁSICO.

Seja objetivo e direto ao ponto. É isso que as pessoas querem. Construa roteiros ENXUTOS. E se quiserem mais, apontaram para esta demanda. As pessoas querem consumo rápido de ideias, de conhecimentos, de conteúdos e de práticas. E você precisa compreender esta agilidade e escrever de forma esquemática, enfatizando palavras chave.

ATENÇÃO ao FOCO!

As ideias centrais devem estar claras. As frases precisam ser curtas, porque as pessoas não leem frases longas. Elas pulam até o PONTO FINAL.

Enfatize as principais ideias e conceitos com texto ou imagens. Nada de poluir com imagens ou cenas que nada conectam. Ok!?

Na primeira versão do roteiro, solte-se. Seja criativo, exagerado, escreva tudo o que você considera importante, necessário…. E depois torça e enxugue.

Roteiros de cursos online devem ser COMPACTOS, por isso pode tratar de descobrir o que você vai descartar.

Mais um ponto para que fique ATENTO!

Os ROTEIROS para vídeos de divulgação de conteúdo devem ficar entre 3 e 4 minutos (de forma ideal). Se os roteiros são para as videoaulas… mantenha-se em no máximo 15 minutos, para que se tenha até 18 editados.

Pense no tempo disponível que seu aluno terá para poder realizar os estudos. Ele precisa ler ou assistir, compreender e aplicar… E aí!? Se estiver longo demais… nada feito… o aluno se perde no meio da atividade.

Seja DIRETO!

(3) Use LINGUAGEM VISUAL sempre

DiscoverProvoque a construção da imagem mental. Um bom roteiro transporta você para dentro da história. Emociona, identifica e conecta…

Se a construção mental e a formação de imagem é tão importante para a aprendizagem… então é melhor você dar uma forcinha!

Use descrições ricas em detalhes. Sério? Claro que NÃO!

Você vai usar imagens contextualizadas…. Traga elementos gráficos. Use infográficos. Use ícones. Faça ilustrações…e… Use estudos de caso. Recheie com exemplos. Coloque a TEORIA em PRÁTICA.

A memorização é mais forte quando dispomos de uma IMAGEM.

Hahahahhaha…..Aposto que você já retrucou dai: e se minha memória for mais auditiva do que visual? SEM PROBLEMA.

SEU roteiro deve ser mais que linguagem dialógica, bem pontuada, precisa trazer histórias. Histórias que emocionam e que conectam aos temas e teorias abordadas, que instiguem a aplicação prática e que motivem o aluno a continuar os estudos.

Complemente as imagens com elementos de STORYTELLING… (bem…. se você não está muito por dentro de como aplicar storytelling… melhor não usar AGORA!)

Certamente, seus alunos ficarão mais interessados e engajados ao se conectarem com os exemplos, imagens e cenários…

 

Com tudo pronto, chegou o momento de revisar, editar, ler, revisar de novo…

NCopywritingem tente fazer a revisão SOZINHO. Posso garantir para você, que seu olhar está tão viciado no texto que acabará passando por cima de alguma coisa… Então peça para outra ou outras pessoas lerem.. Nada de pedir a várias pessoas, cada uma tentará dar uma opinião fantástica e você pode acabar sem sair do lugar.

REVISE, EDITE, AJUSTE, REEESCREVA, REVISE, EDITE, antes de dar por finalizado seu roteiro. Quantas vezes???? Sinceramente NÃO SEI! O tanto necessário depende da qualidade do seu texto, do seu português, da sua ATENÇÃO e do seu FOCO.

Se não se sente seguro, passe para um revisor… e peça para um profissional fazer a edição. Ele seguramente cortará a GORDURA desnecessária… encurtará as frases longas que tiverem sobrado e dará o TOM… sem que o roteiro perca a identidade do produtor ou conteudista.

 

Ufffaaaaaaa… Pode parecer muito, MAS NÃO É.

Depois que pega o ritmo fica quase natural escrever conforme se fala, acrescentando as possibilidades da fala na escrita. Falar para câmera é complicado…. se o roteiro estiver como uma LUVA, ficará perfeito.

Um roteiro de curso online bem escrito tem o poder de cativar seu público e fornecer-lhes todos os caminhos chave para um aprendizado prazeroso e motivador.

Se chegou até aqui…. merece um SEGREDO!

O segredo é fazer com que seus alunos se sintam como você estivesse conversando com cada um deles de forma individualizada. Faça-os imaginar que o curso foi criado para ele, sozinho, usando uma linguagem que seja próxima a dele, com sua identidade impressa nessa comunicação..

 

Agora é só colocar tudo em prática. Pode começar a escrever seus roteiros. Insira personagens, incremente a história. Traga exemplos reais. Seu curso online ficará muito mais interessante com roteiros que dialogam com os temas, com os alunos e com os personagens que você criou para comunicar as experiências que conectam teoria e prática.

Se você está no começo, desenvolvendo seu primeiro curso, vai aí 5 Estratégias para Criar um Curso Online de Sucesso.  Agora, se seu curso já está rodando você pode estar querendo Atrair e Engajar Seus Alunos Online, aí eu mostro 4 modos para já começar a aplicar com eles. Foi depois de escutar nossos alunos, mentorandos e seguidores de nossas listas VIP que abrimos a Academia de Negócios Digitais, onde procuramos preencher estas primeiras lacunas para quem está começando e quer fazer um trabalho de qualidade desde o início.

 

Alexandra Caetano

Sobre a autora

Alexandra Caetano

Consultora de Projetos de e-Learning, Designer Instrucional, Empreendedora educacional, Especialista em EaD, Gestora de Projetos e de Equipes, Especialista em Desenvolvimento e Curadoria de Conteúdos. Com formação nas áreas de exatas, humanas e gerenciais, atuo com e-Learning há mais de 15 anos, ao qual aplico os estudos de marketing digital aliado ao marketing de conteúdo e implementando o marketing de aprendizagem em meus projetos e negócios. Vejo na combinação e-Learning, Empreendedorismo Digital e Tecnologia possibilidade para exponencialmente melhorarmos a qualidade de vida das pessoas e consequentemente do planeta. Tecnologias, Games, Cinema e Histórias, não necessariamente nesta ordem, são grandes paixões, mas antes de tudo posso dizer que sou apaixonada pela vida.

Siga Alexandra Caetano:

Deixe um comentário:

Todos os campos com “*” são necessários

Octacílio Pacheco Filho

Parabéns por compartilhar saberes comprovados!

Leave a Comment:

Todos os campos com “*” são necessários